História: Aikido Yoshinkan no Brasil

edu.pin.002Eduardo Pinto Iniciou seu treinamento em Aikido no ano de 1972 com Keizen Ono Sensei e Reishin Kawai Shihan, no famoso Dojo da Associação Brasileira de Aikido, na rua das Carmelitas no centro de São Paulo. Lá, teve a oportunidade de treinar e também ser instruído pelos então Shidoin Alfredo Carlos Palácios Sensei , Chiuzo Oya Sensei e Breno de Oliveira Sensei e treinar com colegas como Shishido Sensei e o Monge Tokuda do Zen Budismo assim como com Wagner Bull e Makoto Nishida hoje ambos Shihan e importantes líderes do Aikikai no Brasil.

Treinou também no Takemussukai  com Massanao Ueno Sensei e Breno de Oliveira Sensei graduando-se com o 2º Dan.

Em 1989 fundou o HIKARI DOJO em Osasco – São Paulo.

Em 1990, iniciou seu estudo no estilo Yoshinkan e em 1992, através de sua afiliação oficial à International Yoshinkan Aikido Federation introduziu este estilo no Brasil. Seu Dojo passou a denominar-se HIKARI DOJO YOSHINKAN AIKIDO sendo o primeiro Dojo latino americano a afiliar-se à International Yoshinkan Aikido Federation – IYAF.

Eduardo Pinto Sensei teve, em 1992, seu Certificado de 3º Dan emitido por GOZO SHIODA Soke (Fundador do estilo Yoshinkan). No ano 2000,recebeu seu 5º Dan de Kiyoyuki Terada Sensei, 10º Dan, que é co-fundador do Aikido Yoshinkan.


Em 2008 ligou-se ao Renshinkai Aikido, sob orientação de seu fundador Tsutomu Chida Shihan anteriormente Dojocho ( Instrutor Chefe ) do Yoshinkan Hombu Dojo, de quem recebeu, em 2008, seu 6º Dan e Kyoichi Inoue Shihan, 9º Dan, anteriormente Kancho ( Diretor ) do Yoshinkan Hombu Dojo.

Eduardo Pinto Sensei, 7º Dan, fundador da União Hikari, é o mais antigo praticante de Aikido estilo Yoshinkan da América Latina, sendo também um dos pioneiros na prática de Aikido em nosso país. Ele é responsável pela formação da maioria dos Instrutores de Aikido estilo Yoshinkan atualmente do Brasil e da América Latina.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s